Ótimas dicas para combater o sedentarismo e viver de forma mais saudável. Leia a matéria na íntegra!

Matéria muito legal de um jornal Diário dos Campos, de Ponta Grossa – Paraná, com o treinador Ricardo Luz, ex-aluno do Curso de Avaliação Física do CAFT. O professor dá dicas para combater o sedentarismo e viver de forma mais regrada e saudável.
Boa leitura para dar aquele incentivo no início do ano!
 
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Se você não pratica atividades físicas, leva uma vida sedentária, mas tem interesse em começar a se exercitar e se alimentar de forma mais saudável, o Find! desta semana é para você! Confira abaixo a entrevista com o professor da Academia Bio Ativa e sargento do Exército Brasileiro, Ricardo Luz, que explica quais precauções devem ser tomadas, o ritmo ideal de exercícios e qual a combinação ideal para viver de maneira melhor. Aproveite este incentivo e comece 2016 em dia com a sua saúde!
 
 
 
Diário dos Campos – Para quem é sedentário, é bom procurar uma orientação médica antes de começar a praticar exercícios?
 
Ricardo Luz – Com certeza sim, mas na prática isso acaba não acontecendo. No entanto, a 9° Edição da Diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), reduz a ênfase da necessidade de avaliação médica (exame médico e teste de esforço) como parte do processo de triagem de saúde prévia ao ingresso em uma rotina progressiva de exercícios em indivíduos saudáveis e/ou assintomáticos. Hoje existem questionários que analisam a prontidão para a atividade física (PAR-Q), através dos quais o Educador Físico consegue detectar uma afirmativa para irregularidades cardíacas ou musculoesqueléticas e assim, orienta clientes e alunos a procurarem um médico.
 
 
 
DC – E quem já praticava exercícios, mas deu um intervalo por conta das festas de final de ano, férias, entre outras razões, pode retomar as atividades físicas no mesmo ritmo ou a volta deve ser gradual?
 
RL – Sem dúvida deve voltar gradativamente, podendo usar como estratégia a redução do números de séries ou tempo total da sessão de treinamento (por exemplo: de 3 séries para 1 série ou a sessão de 1h para 30 minutos).
 
 
 
DC – Existe uma frequência ideal de exercícios semanais?
 
RL – A frequência ideal depende do condicionamento físico inicial de cada pessoa, mas é sabido que três vezes por semana é melhor que duas e que quatro vezes é melhor que três. O ACSM recomenda no mínimo, 150 minutos de exercícios por semana para o benefício da saúde.
 
 
 
DC – Quais as atividades físicas mais recomendadas para quem pretende começar a se exercitar?
 
RL – Isso depende muito das características e objetivos de cada pessoa. Primeiramente, devemos dominar os movimentos básicos das atividades da vida diária (AVD) como correr, agachar, saltar, puxar, empurrar e arremessar. Iniciando com o peso do corpo e podendo progredindo para os pesos.
 
 
 
DC – A musculação, por exemplo, é indicada para todas as idades ou existe restrição?
 
RL – Nos últimos vinte anos as pesquisas sobre a musculação (treinamento de força) avançaram muito e, com isso, o preconceito e a ideia errada de que “se parar cai tudo”, já ficaram para trás. Hoje, por exemplo, indicamos que crianças, adultos, idosos e pessoas com hipertensão, ou mesmo osteoporose ( grupos especiais), devem treinar com pesos.
 
 
 
DC – Que outros hábitos a pessoa deve manter em seu dia a dia, aliados às atividades físicas, para ter uma vida mais saudável?
 
RL – A alimentação saudável, atividade mental positiva, convívio mais próximo da família e socialização, são algumas atitudes que colaboram para o bem estar mental e do corpo.
 
 
 
DC – Você poderia dar dicas para quem pretende começar o ano de 2016 praticando atividades físicas?
 
RL – Primeiramente procurar profissionais qualificados na área da saúde, como médicos e educadores físicos, que saibam orientar com seguridade e individualidade a prática de exercícios. Hoje na Bio Ativa, o quadro de profissionais atende as demandas de pessoas de todas as idades e gênero. Possuímos um quadro qualificado de professores que podem ajudar as pessoas alcançarem seus objetivos com segurança. Exercício é prática. Então, devemos parar de filosofar, pensar ou procrastinar o início das atividades físicas.

1 Comment

  1. Treinador Ricardo says: Responder

    Excelente,

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